A chave simples para cintilografia óssea Unveiled



A duraçãeste da aquisição das imagens é do 30 MOMENTOS, não é necessário qual o paciente faça jejum e nãeste é necessária a suspensãeste do uso de medicamentos. Após a injeção do radiofármaco, é necessário aguarda do 2 a 4 horas de modo a que haja absorção óssea do material, nesse período é recomendado qual este paciente se hidrate natural de modo a eliminar o resto do radiofármaco que nãeste se localizou nos ossos.

Será realizada injeçãeste na veia utilizando agulha fina (desconforto mínimo) do radiotraçador ósseo MDP-99mTc (metilenodifosfonado marcado utilizando tecnécio). A dose por radiaçãeste é baixa (similar ao exame da radiologia), usando probabilidade quase nula do reação alfoirgica.

Fase de fluxo sanguíneo: Este radiofármaco é injetado na veia do paciente com este precisamente já posicionado na câmara por cintilaçãeste. Estas imagens duram aproximadamente 2 minutos.

Mesmo a radiação a ser baixa, mulheres gravidas, com suspeita do gravidez ou amamentando não devem realizar a cintilografia. No resultado entregue ao paciente de modo a ser levado ao especialista de que solicitou este exame é apontado onde estão os possíveis focos DE doenças, permitindo a ele planejar ou avaliar este procedimento.

Outro fator a ser considerado é o Genero do fratura. Os pacientes submetidos à fixaçãeste utilizando HIB, em sua maioria (quatro), tinham fraturas do tipo II de Winquist (), enquanto aqueles em qual se realizou a fixaçãeste utilizando PP, em sua totalidade, sofreram fraturas do Género IV. A indicação da fixaçãeste utilizando HIB é fabricada preferencialmente nas fraturas do menor grau do cominuiçãeste e naquelas Muito mais cominuíDE a PP é Ainda mais indicada. As fraturas do Genero II apresentam cominuição por -% do osso. Este Genero, por deter superfície óssea fraturada menor qual as dos ESTILOS III e IV, deve apresentar menor grau de remodelaçãeste pelo local da fratura. De fato, este paciente com HIB qual sofreu fratura do Género IV apresentou remodelação óssea em grau moderado na fase tardia da cintilografia óssea, enquanto nos demais houve remodelaçãeste discreta (tabela, gráfico ). Apesar de a fixaçãeste usando HIB ser este tratamento de escolha de modo a as fraturas diafisárias do fêmur neste Serviço, ele é mais indicado nas fraturas usando menor grau do cominuição, de que apresentariam remodelaçãeste em menor grau. O fato de a fixação com HIB permitir menor grau por mobilidade dos fragmentos ósseos e este fato de essas fraturas serem menos cominuíDE do qual aquelas fixadas com PP poderiam explicar o menor grau do remodelaçãeste pelo local da fratura. A avaliação da consolidaçãeste óssea através radiografia Têm a possibilidade de ser difícil em quaisquer pacientes devido à extensa MANEIRAção do calo ósseo () e MANEIRAção do pseudartrose hipertróTeimavive. A TC permite melhor avaliação do calo ósseo, porém a presença do material do síntese dificulta a interpretaçãeste do exame. A TC foi realizada unicamente nos pacientes de que retiraram a fixação. A cintilografia óssea trifásica parece ser mé especialmentetodo útil de modo a indicaçãeste da retirada do material do síntese nos pacientes usando fratura diafisária do fêmur. Se a fixação foi eficaz, a Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Março, 7

5 CINTILOGRAFIA ÓSSEA TRIFÁSICA PARA GUIAR A RETIRADA Por IMPLANTES METÁLICOS EM FRATURAS: ESTUDO PRELIMINAR 6 Fraturas Tipo II-III D M A Fraturas Tipo IV D M A Gráfico Achados cintilográficos vs. tipos de fraturas fragmentos, sua fixaçãeste estável por té especialmentecnica atraumática e mobilizaçãeste articular precoce (). A redução anatômica Destes fragmentos Pode vir a trazer alguns inconvenientes, saiba como seqüela vascular e dificuldade por movimentação da articulaçãeste próxima à fratura devido ao edema muscular secundário ao traumatismo cirúrgico (9). Em Teor biomecânicos, ESTES métodos do fixaçãeste biológicos sãeste suficientemente estacionaestaficafixa jazepararpermanecequedaveis e fornecem ao osso habilidade de suportar carga desprovido impedir a reparaçãeste tecidual. A osteossíntese com HIB é considerada atualmente este mfoitodo por eleiçãeste para o procedimento das fraturas diafisárias do fêmur (,), pois ESTES fragmentos sãeste fixados de modo Ainda mais fisiológico, ou seja, confere elevado estabilidade aos fragmentos, lesa menos a tua vascularizaçãeste, sem eliminar o hematoma da fratura, o de que promove a FORMATOçãeste mais precoce do calo ósseo. Isto é claramente demonstrado através cintilografia óssea trifásica, pela menor intensidade do captação do traçador nos pacientes submetidos a o Espécie por procedimento (tabela ). Exclusivamente 6,7% dos pacientes submetidos à fixação usando HIB apresentaram aumento moderado da remodelação óssea no local da fratura e os demais, exclusivamente aumento discreto (gráfico ). A PP é colocada tangencialmente aos fragmentos ósseos e permite certo grau do mobilidade, de que leva à hipertrofia o calo ósseo (), o que pode ser a explicaçãeste de modo a o aumento de captaçãeste óssea do traçador evidenciado na cintilografia óssea trifásica em todos ESTES pacientes estudados. Em,% destes pacientes a remodelaçãeste foi discreta, em 7% moderada e em,% acentuada. As alterações na fase tardia da cintilografia óssea nos pacientes utilizando HIB foram Muito mais discretas e ocorreram em 1 menor número do pacientes em comparação com ESTES submetidos à PP, indicando qual este calo ósseo pelo primeiro método por fixaçãeste estava sofrendo menor movimentação que nãeste a por compressão, permitindo, por isso, boa consolidaçãeste do local da fratura (gráfico ).

A graduaçãeste foi produzida atravfois da comparação com este lado oposto, sendo a captaçãeste considerada discreta quando exclusivamente ligeiramente elevado qual a clique neste link do lado oposto e Assim sendo sucessivamente. Estudo tomográfico Os pacientes utilizando seguimento elevado do de que três anos foram submetidos à retirada do material de síntese e TC do fêmur lesado. ESTES demais não puderam ser submetidos à TC devido à presença do material de síntese. As imagens do calo ósseo observadas na radiografia e TC foram comparadas utilizando o grau de captação pelo calo ósseo na cintilografia. A análise da TC foi realizada por radiologistas experientes qual analisaram a morfologia e a MANEIRAção do calo ósseo (figuras D e D). Efeitos Em seis pacientes utilizando HIB, as fases de fluxo e equilíbrio pelo local da fratura foram semelhantes às do lado contralateral não fraturado em quatro (66,6%) e discretamente aumentadas em 2. A fase tardia (ou remodelaçãeste óssea) mostrou-se discretamente aumentada no local da fratura em cinco pacientes (8,%) e aumentada em grau moderado em 1 (tabela, gráfico ). Nos sete pacientes submetidos à fixação utilizando PP, a fase de fluxo foi normal em todos. A fase por equilíbrio foi normal em cinco pacientes (7%), aumentada em grau discreto em um e em grau moderado em 1 (figura B). A fase tardia (ou remodelaçãeste óssea) mostrou-se alterada em todos os pacientes utilizando PP, usando discreto aumento da remodelaçãeste no local da fratura em um (,%), moderada remodelaçãeste nosso site óssea em cinco (7%) e acentuada remodelação óssea em um (,%) (gráfico ). A paciente submetida à colocaçãeste de HIB há Ainda mais tempo (,nove anos) apresentou discreta remodelação óssea, usando fluxo sanguíneo e equilíbrio normais. A paciente utilizando PP há Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 69

Basicamente consiste na injeção na veia do radiotraçador ósseo (difosfonados) de que permite este rastreamento do esqueleto como um todo.

Em quatro pacientes (dois utilizando HIB e dois usando PP) o material do fixaçãeste foi retirado e em seguida foi realizada a TC do local da fratura. Nos pacientes utilizando HIB (n ESTES e seis) a TC evidenciou formaçãeste por calo ósseo normal. Nestes pacientes, a cintilografia óssea evidenciou somente discreta remodelação óssea no local da fratura (figura ). Nos dois pacientes tratados com PP a TC mostrou MANEIRAção do um calo ósseo irregular (figura ). C) Fase tardia N D M A N D M A PP Normal Gráfico Comparaçãeste Destes achados da cintilografia óssea trifásica nos 2 tipos de material de síntese HIB DISCUSSÃO As fraturas diafisárias do fêmur são, geralmente, secundárias a traumatismos por Enorme energia (atropelamentos, acidentes automobilísticos e motociclísticos). Acometem geralmente adultos jovens na fase produtiva (,). A avaliação cintilográfica dessas fraturas é rara na literatura (6,7 ). A cintilografia óssea trifásica nos dá informações importantes de modo a avaliação e seguimento desses pacientes, tais como a vascularizaçãeste e remodelaçãeste óssea do local da fratura (oito). O terapia proposto pela AO (Arbeitsgemeinschaft für Osteosynthefragen) preconiza a redução anatômica Destes 7 Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste,

Caso seu mfoidico (a) tenha solicitado ou se este mfoidico nuclear do CERMEN parecer necessário, no instante da injeção será realizada a análise por fluxo sanguíneo, usando obtenção de imagens que durarão cerca de 5 MOMENTOS.

Medicina Nuclear Diagnóstico A MND oferece a clínicos e pacientes exames da mais elevada tecnologia e competência profissional. Desde 1995, atinge este mesmo nível tecnológico DE melhores instituições do país e do mundo em sua própria especialidade.

Sim. ESTES riscos são mínimos e relacionados apenas a probabilidade do reaçãeste adversa a medicamentos (contendo reaçãeste alfoirgica), a ser o rubor cutâneo temporário (pele avermelhada) a reaçãeste mais verificada, nãeste se observando nenhuma reação grave de que necessite por hospitalização ou qual cause sequela de modo a saúpor.

Fase de equilíbrio: O paciente continua posicionado na câmara do cintilaçãeste e são feitas imagens por mais 10 MOMENTOS.

Esta afinidade está relacionada, basicamente, às propriedades fisiológicas desses órgãESTES ou ao mecanismo de maneiração da doença. Uma vez de que estes elementos radioativos cheguem aos órgãESTES por interesse, as radiações emitidas a partir deles sãeste identificadas pelo equipamento e transformadas em imagens que possam ser interpretadas pelos especialistas. Cada exame é de seu medicamento específico qual é preparado ou encomendado de modo a o dia do procedimento. Os diferentes exames estão listados abaixo:

Endereço para correspondência: Elba C.S.C. Etchebehere, Serviço por Medicina Nuclear, Hospital das Clínicas da Unicamp, Caixa Postal Campinas, SP Brasil. Tel.: , fax: + nove -, Recebido em //. Aprovado para publicação em 9//. Copyright RBO lográficas moderadas e formação anormal do calo ósseo. As discretas alterações descritas na cintilografia óssea nos pacientes utilizando HIB indicam qual este nosso Genero do fixação leva a menor exigência mecânica do calo ósseo utilizando remodelaçãeste Muito mais fisiológica, comprovada pelo estudo tomográfico em dois pacientes, mostrando tua anatomia semelhante à do fêmur contralateral. Isto não ocorreu nos pacientes utilizando PP, talvez devido a uma maior movimentaçãeste Destes fragmentos ósseos permitida por o presente material. Esta movimentação sugere de que o presente tipo por fixação talvez nãeste mesmo que o Ainda mais fisiológico, nãeste proporcionando à fratura condições adequadas para se consolidar. Unitermos Cintilografia óssea; MDP- 99m Tc; fratura; calo ósseo; implante metálico; remoçãeste ABSTRACT Three-phase bone scintigraphy as a guide to metallic implant removal The objective of this study was to evaluate the role of three-phase bone scintigraphy (TBS) as a guide to implant removal in patients with femoral shaft fractures treated with bridging-plate (BP) or interlocking nail (IN), since this decision is based on non-confident criteria. Thirteen patients were studied, six with IN and seven with BP. They were imaged on a camera-computer system after the intravenous injection of 7 MBq of 99m Tc-MDP. Implant removal was performed, on the average,. months after the fracture, in four patients (two with BP and two with IN). Patients with IN showed slightly increased tracer uptake on the delayed images and slight callus formation. In contrast, patients with BP showed moderately increased uptake and an anomalous callus in comparison with the normal femur. The slightly increased uptake of the tracer in patients with IN may be related to the fact that this implant does not allow Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Março, 67

A cintilografia óssea permite a detecção precoce por qualquer condição de que aumente o metabolismo Destes ossos, dentre ESTES quais se destacam:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *